quinta-feira, 17 de novembro de 2011

 Amaury Jr viajou para o Japão com Designer!

Trem-bala: modelo japonês para o Brasil.

Amaury Jr. na plataforma de embarque do trem-bala
A aparência e a velocidade deram origem ao apelido: Trem-bala.
 
A eficiência e a pontualidade fizeram com que ele se transformasse no símbolo do Japão, o primeiro país a ter um transporte público deste porte. Cinco décadas atrás, os japoneses tinham um desafio semelhante ao do Brasil: organizar uma olimpíada, a de 1964. Eles precisavam melhorar o tráfego entre as duas principais cidade, Tokyo e Osaka, que ficam a 400 km uma da outra, mais ou menos a mesma distância entre Rio e Sao Paulo.
 
Hoje, o Shinkansen, como o trem-bala é chamado, liga todas as principais cidades do país, transportando 336 milhões de passageiros por ano, o triplo da população do Japão. E, quando atrasa, a média é de 18 segundos. A velocidade máxima é de 315 km/h e sua eficiência se mostra cada vez melhor.
 
O trem-bala que vai ligar São Paulo ao Rio, terá 7 estações, de acordo com o edital recém lançado pelo governo. Serão obrigatórias estações no centro do Rio de Janeiro, no aeroporto do Galeão, em Aparecida do Norte SP, no centro de São Paulo em Viracopos e no centro da cidade de Campinas.
 
Para a realização do projeto, o governo federal vai oferecer um financiamento de R$ 19 bilhões ao consórcio vencedor, por meio do BNDS. Há um consenso, que o trem-bala brasileiro deva adotar o modelo do Japão, mas o Ministro dos transportes, Paulo Sergio Passos, negou que os japoneses possam ser beneficiados por terem mais experiência. O consórcio decidirá o vencedor da concorrência no dia 16 de dezembro.
 
Amaury Jr. relata vantagens do trem-bala japonês como modelo para o que será realizado no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário